quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mapa conceitual

Quando iniciei o curso Alfabetização e Linguagem, no dia 03 de abril, fui cheia de expectativas, afinal há anos esperava por um curso de atualização em Língua Portuguesa. Sempre achei as séries finais do Ensino Fundamental meio abandonadas. Quando trabalhava com as séries iniciais, todo ano freqüentava um curso. Mas desde que comecei a trabalhar com as séries finais este é o primeiro curso específico da minha disciplina que faço.
Começamos o curso com uma discussão maravilhosa sobre os três olhares do texto. Na verdade sempre falei em níveis de compreensão do texto, mas os três olhares me encantaram. Passamos a seguir ao estudo das variações lingüísticas. O fascículo escrito pelo professor Marcos Bagno foi esclarecedor e inquietante. Como ainda carregamos tanto preconceito lingüístico em nossas práticas! Passei então a ver o "erro" como algo diferente, existem variações e elas têm uma lógica incrível. Essa discussão sobre variações lingüísticas me fez mudar minhas práticas em sala de aula.
Outro tema que me marcou foi a questão da mudança lingüística. Assistimos ao filme Desmundo e foi chocante saber que até hoje algumas mulheres são tratadas como objeto sexual e subjugadas por seus companheiros. Na questão da língua, a formação do Português falado no Brasil foi evidente em sua diversidade, o que continua até hoje. É um filme que recomendo para todos os professores de Língua Portuguesa.
Quando chegamos ao tema Gêneros e Tipos textuais, pude perceber que ainda preciso estudar muito. Foi algo novo para mim. Pude refletir na diversidade de nosso idioma e na importância que nós, professores temos para uma formação de cidadão realmente letrados.
Certamente minha prática pedagógica não será mais a mesma. Posso dizer que com certeza cresci profissionalmente e até pessoalmente fazendo esse curso. Por falar em crescimento, como nossos momentos de "desabafo" foram importantes para o crescimento. Vimos que não estamos sós, nossas angústias são parecidas, muitas vezes só o fato de falarmos já nos anima. Nunca fui totalmente "tradicional" na forma de ensinar, mas certamente tenho hoje uma outra visão do ensino da Língua.
Quero agradecer às tutoras Tamar e Luzia pela paciência e persistência e a todas as colegas que contribuíram para a minha mudança.

Um comentário:

Luzia disse...

Você é uma excelente profissional. Saiba que eu aprendi muito mais do que ensinei. Lembrar-me de você só reforça meu pensamento de que mudanças, para melhor, na educação, é possível.
Agradeço o empenho e o carinho dispensados não só a mim como a todas as colegas que participaram do curso. Valeu!
Felicidades!
Um grande abraço!
Luzia