quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Gêneros e tipos textuais

Uma das aulas mais interessantes do curso foi a aula sobre gêneros e tipos textuais. No início foi uma confusão geral. Isso se deveu à generalização que se faz, chamando a tudo de gênero textual. Pudemos então ir entendendo essa coisa toda.
Os tipos textuais são limitados.São realizações lingüísticas (estruturais e formais).São mais um “modo de texto” do que a realização em si do próprio texto. Abrange poucas categorias, que são narração, argumentação, exposição, descrição e injunção. Os tipos textuais são estáticos e possuem uma previsão na escolha do léxico e da sintaxe.
Já os gêneros textuais são bastante amplos. São as realizações lingüísticas em si. São orientados para um fim específico. Nos gêneros temos a possibilidade de escolhas para cada contexto social, portanto são fenômenos históricos profundamente vinculados à vida social e cultural. Os gêneros textuais vão mudando, pois a sociedade muda, logo vão surgindo uns e desaparecendo outros gêneros.
Os gêneros textuais são multiformes, ou seja, para entendê-los, precisamos estar atentos às imagens, às palavras, aos sentidos, à intercomunicação entre outros textos e gêneros (intertexto).
O trabalho com gêneros e tipos textuais em sala de aula deve ser uma constante em nossa prática docente. Levar o aluno a entrar em contato com um universo amplo de textos proporcionará a eles a ampliação de conhecimentos para aplicá-los em situações de interação dentro e principalmente fora da escola.

Nenhum comentário: