quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O que é texto?

Trabalhamos com textos todos os dias e na hora de conceituá-lo, titubeamos. Vimos que o discurso pode ser verbal (oral ou escrito) e não-verbal (gestos, imagens). Há ainda textos visuais.
Vimos que o texto é uma unidade da língua em uso. É uma unidade semântica que constitui um todo significativo. É uma unidade formal, pois apresenta características que lhe dão coesão.
Passamos então a falar sobre os sete fatores de textualidade: Coerência; Coesão; Intencionalidade(autor); Aceitabilidade(leitor); Situacionalidade(contexto); Informatividade(tema); Intertextualidade.
Fizemos depois um apanhado do estudo da Língua, a partir dos anos 70, que era meramente estrutural. O foco era a ortografia. Não havia contextualização. Nos anos 80, o foco da Comunicação e Expressão era a escrita. A sintaxe era baseada em frases isoladas( Sentenças). O contexto foi adicionado, mas somente na língua escrita. Já dos anos 90 em diante a interação sociointeracionista foi adicionada. O foco passou a ser o texto(discurso), imerso em um contexto, englobando a ortografia, sintaxe, níveis de linguagem, para se alcançar um maior nível de letramento.

Nenhum comentário: