No dia 17/4/2008 tivemos o 2º encontro do curso. Primeiramente a Tamar leu o texto Lixo de Luís Fernando Veríssimo. A seguir fizemos uma dinâmica (muito complicada) de obedecer a certos comandos como 2 palmas, 3 palmas - para demonstrarmos certos sentimentos como alegria, inveja, ironia, etc.
Começamos então a discutir o 1° fascículo - Texto, linguagem e interação.
Depois, tivemos alguns exemplos de como trabalhar a produção de texto em nossas salas de aula. A primeira atividade, foi feita por mim na 8ª série com muito sucesso. Eu fiz assim: Escrevi várias conjunções no quadro (mas; como; porque; se; logo; e; embora, etc). Os alunos divididos em grupos escreviam uma frase e colocavam ao final uma das conjunções. O próximo aluno deveria completar a frase de maneira a dar sentido ao texto e ao final colocar outra conjunção. Assim, cada aluno ia completando o texto do colega, a fim de fazer um todo coerente. Essa experiência foi muito legal. Tivemos textos bem lógicos e outros sem pé nem cabeça.
Na aula seguinte, 24/04/2008, Tivemos a leitura compartilhada do texto O gramático, de Humberto de Campos, e novamente outra sugestão de trabalho em sala de aula. Esta, nós fizemos uma simulação muito interessante: Divididos em dois grupos, lemos o mesmo texto. Um grupo teve que se posicionar a favor do tema e outro contra. O texto foi A família em debate. Nosso grupo teve que defender a família pós-moderna, as novas estruturas familiares, o lado positivo da família separada, enfim, foi muito difícil, porque realmente acreditamos na família do jeito que sempre foi: pai, mãe e filhos.
A seguir, analisamos em grupos, textos dos nossos alunos quanto aos três olhares.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário